Receitas caseiras para cabelos brancos, frizz e outros problemas

CABELOS BRANCOS

Para não tomar a medida drástica de tingir tudo nesta fase, veja só uma receita que ajuda a cobrir estes temidos fios!

Receita

Você vai precisar de 4 colheres de sopa de folhas secas de salvia, meio litro de água fervente, 4 colheres de sopa de rum (sim, a bebida dos piratas!), 30 gramas de glicerina e algumas gotinhas de vitamina E.

Desligue o fogo, coloque a salva na água fervente e tampe. Deixe descansar por 2 horas. Coe o líquido e coloque-o em uma jarra, adicionando o rum, a glicerina e a vitamina. Use uma bolinha de algodão para passar o líquido no cabelo todos os dias.

Os fios brancos ficarão tingidos e depois é só continuar passando a mistura na raiz para controlar a situação enquanto puder.

E atenção: coloque uma etiqueta na jarra para evitar confusões na cozinha!

CABELOS COM FRIZZ

Parece até que não funciona de tão boba que é, secar o cabelo com papel-toalha faz toda a diferença para diminuir o frizz do seu cabelo ou só manter os cachos com mais perfeição, basta trocar a toalha de verdade por papel-toalha!

Dicas

Não esfregue os seus fios, vá apenas apertando o papel contra eles, eliminando a umidade. A textura dele é mais macia, bem menos agressiva que a da toalha.

Outra opção é usar uma camiseta velha de algodão para fazer o mesmo processo. As toalhas de microfibra também são melhores que as toalhas comuns. Não custa nada tentar, não é mesmo?

Dê descanso ao couro cabeludo…

Dar descanso e relaxamento ao pobre do couro cabeludo é bom e muito preciso…

Receita

Também conhecida como tulsi ou manjericão pequeno, a planta tulasi ajuda bastante a tratar do couro cabeludo. O ideal é fazer um óleo especial, misturando as folhas com óleo de coco.

Pegue um ou dois maços de folhas frescas de tulasi (o suficiente para formar 10 colheres de sopa de pasta de tulasi). Pique as folhas e coloque-as em um mixer, processando bem. Coloque a substância em uma panela aquecida e adicione meio copo de óleo de coco. Misture bem até começar a sair fumaça.

Depois você pode colocar alguns grãos de milho ou feno-grego. Quando os grãos estourarem é a hora certa de tirar a mistura do fogo. Deixe esfriar e guarde em um recipiente adequado.

Quando for passar no cabelo, aqueça um pouquinho a mistura e passe no cabelo inteiro. Massageie bem o couro cabeludo e deixe agir por 25 minutos, meia hora. Lave o cabelo normalmente em seguida.

Repita o processo uma vez por semana (se o seu cabelo for extremamente seco, passe duas vezes por semana).

CABELOS SECOS

Receita

Misture uma colher de sopa de suco de pepino, 1 colher de sopa de suco de cebola e meia colher de sopa de óleo de amêndoas. Passe no couro cabeludo e nos fios, massageando bem. Espere agir por 5 minutos e lave normalmente com shampoo.

Dica

Leite morno também ajuda a eliminar o ressecado do cabelo, sabia? Se o seu cabelo está assim, veja só o seguinte tratamento:

Misture bem meia xícara de leite morno com duas colheres de mel e uma colher de óleo de soja. Passe a mistura no cabelo todo, especialmente nas pontas, e faça uma touca.

Deixe agir por uma hora e lave normalmente em seguida.

CABELOS OLEOSOS

Outro sofrimento para a maioria das pessoas, porém, alguns produtos podem ajudar a diminuir esta oleosidade. Um deles é a loção de menta.

Receita

Você só precisa de uma xícara de folhas de menta fresca, uma xícara de água mineral e o suco de um limão médio. Coloque tudo em uma panela e deixe ferver por alguns minutos.

Depois que o líquido estiver frio, é só colocar em uma garrafinha de spray. Assim que você lavar o seu cabelo, você deve retirar o excesso de umidade e passar o a loção da raiz às pontas.

Dica

Compre um shampoo herbal comum e adicione uma colher de sopa de aloe vera e uma colher de sopa de suco de limão.

Lave o cabelo com esse shampoo normalmente. Quando ele ainda estiver úmido, passe nos fios uma mistura feita com uma colher de sopa de suco de limão, uma colher de sopa de vinagre e um copo de água. Não enxágüe.

Espere alguns minutos e enxágüe o cabelo com água morna. Os cabelos ficarão perfumados e limpos por mais tempo.

CABELO SEM BRILHO

Todo mundo sofre com a falta de brilho nos fios. Fazendo a receita direitinho, tudo terá vida meu bem!

Receita

O óleo de jojoba garante o brilho sem deixar os fios oleosos e a cerveja deixa o cabelo encorpado e forte. Como? Simples.

Misture uma xícara de cerveja morna com uma colher de sopa de óleo de jojoba. Passe no cabelo, deixe agir por alguns minutos e depois é só lavar normalmente (com água e shampoo). O resultado é incrível!

RESTAURAR O PH

Antes que me perguntem qual é a relação do cabelo com o pH… O pH nada mais é do que uma escala que determina o grau de acidez ou alcalinidade. E o que ele tem a ver com o cabelo? Bom, o pH é a base para manter seus fios saudáveis, brilhantes e macios. Quanto mais alcalino o pH, mais as cutículas do cabelo se abrem. As químicas de transformação, por exemplo, são alcalinas, pois é preciso abrir as cutículas do cabelo, facilitando a penetração do ativo.

O pH alto, porém, danifica o cabelo, que se torna áspero, quebradiço e ressecado. O pH ácido ajuda a fechar as cutículas do cabelo, reter a cor (no caso de cabelos coloridos), a química e restaurar a integridade dos fios.

Receita

Para restaurar o pH de seu cabelo e de quebra deixá-lo mais brilhante e mais fácil de pentear, vá até a cozinha! Pegue tomates e amido de milho (maisena).

Você vai precisar de 1 colher de sopa de amido de milho e 1 xícara de suco de tomate. Misture e passe no cabelo limpo e úmido. Use um pente para ajudar a espalhar.

Deixe agir por 10 minutos e enxágüe – você vai notar a diferença.

COMBATE A QUEDA

Além de deixar a comida deliciosa, o curry também ajuda na hora de diminuir a temida queda de cabelo.

Receita

Pegue de 5 a 10 folhas frescas de curry e coloque em qualquer óleo (óleo de coco, óleo de oliva, etc). Aqueça gentilmente o óleo, observando com atenção. Assim que as folhas mudarem de cor e ficarem escuras, é hora de retirar a panela do fogo.

Separe somente o óleo e passe no couro cabeludo, massageando-o com delicadeza. Passe o óleo nos fios também e deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água em seguida – se desejar, use shampoo.

Você pode fazer este tratamento diariamente durante alguns dias (uma semana, mais ou menos). Se a queda continuar, dê um descanso de uma semana e recomece o tratamento.

Outras receitinhas que também valem a pena…

- Assim que acordar, mastigue uma colher de sopa de gergelim. O gergelim é rico em magnésio e zinco, substâncias vitais para a saúde do cabelo.

- Na hora de ir para a cama, já no fim do dia, tome uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau, que contem ácidos essenciais, antioxidantes e vitamina E. O gosto não é agradável, mas vale a pena.

- Por fim, faça um tratamento externo. Dissolva uma pedra de cânfora em óleo de coco e massageie o couro cabeludo com delicadeza. Faça o procedimento de duas a três vezes por semana.

Tratamentos caseiros não são instantâneos (é preciso ter paciência), mas aliando a uma dieta rica e saudável além de exercícios, pode fazer milagres aos cabelos.

Fonte: http://www.eumaquio.com/17-receitas-caseiras-para-problemas-nos-cabelos/

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s